Inverno aumenta riscos de doenças respiratórias: exames de imagem podem indicar diagnóstico precoce







Com a chegada do inverno e a baixa umidade no Distrito Federal, a incidência de doenças respiratórias aumenta significativamente. Segundo o Ministério da Saúde, a região Centro-Oeste é especialmente afetada. No entanto, exames de imagem podem ser cruciais para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz.

As temperaturas mais baixas elevam a concentração de poluentes no ar, comprometendo as defesas do organismo e aumentando o risco de doenças respiratórias como pneumonia, bronquite e sinusite. Durante o inverno, esses riscos se intensificam, mas a realização de exames de imagem pode detectar essas condições em estágios iniciais e levar a tratamentos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes. Mesmo doenças respiratórias crônicas, como a asma, podem ser melhor gerenciadas com um diagnóstico preciso e precoce.

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) destaca que exames de imagem como raio-X de tórax, ressonância magnética e tomografia computadorizada do tórax são eficazes na análise das causas e gravidade das doenças respiratórias. Esses exames permitem aos médicos interpretarem os resultados e recomendar os tratamentos mais adequados para cada caso.

Doenças respiratórias podem ser classificadas como agudas ou crônicas. As agudas se desenvolvem rapidamente e têm um tratamento de curto prazo, com potencial de cura em até três meses. Já as crônicas se manifestam de forma gradual, requerem tratamentos prolongados, muitas vezes envolvendo medicação contínua, e algumas não têm cura.

“É possível detectar precocemente sinais de doenças graves, como pneumonia, através dos exames de imagem, permitindo um tratamento mais eficaz e reduzindo o risco de complicações. Esses exames, ajudam a identificar ou descartar diagnósticos, orientando o tratamento adequado,” explica Kezia Balena, tecnóloga em radiologia e coordenadora do curso na Estácio Brasília.

Este alerta reforça a necessidade de atenção à saúde respiratória, especialmente no inverno, e a importância dos exames de imagem na identificação e tratamento das doenças.

Postar um comentário

0 Comentários