Terceira etapa do ano de 2023 aconteceu nas ONGs Estação Vida e no Instituto de Formação Vamos Crescer, em Uberlândia
O projeto Trakinagem Cinema e Educação, patrocinado pelo
Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas
Gerais, realizado pela produtora O Sopro do Tempo e Governo de Minas Gerais,
exibiu os oitos curtas-metragens de animação Stop Motion produzidos no terceiro
bimestre por alunos da Estação Vida e do Instituto de Formação Vamos Crescer
(IFVC). Em clima de muita emoção, reconhecimento, com direito a entrega de
troféus e agradecimentos, o evento, realizado no dia 2 de outubro, na Escola
Municipal do Bairro Shopping Park, e no dia 3 de outubro, na Escola Estadual
Alda Mota Batista reuniu cerca de 900 pessoas, entre comunidade escolar,
familiares, amigos e colegas dos homenageados. Nas sessões de cinema, além dos
curtas produzidos pelos alunos, foram exibidos também obras cinematográficas de
dois diretores convidados: Marcelo Branco (Uberlândia-MG) do Studio F7 com nove
animações: Beijo das borrachas, Rap na escola, Estrada Surreal,
Cosmococanimada, Tapete de rua, Direito das crianças, Estação Vida, Raptube e
Tempus Fugit; e João Paulo Barreto Dias (Rio de Janeiro-RJ) com a animação O
Ambulante.
“Os curtas são resultado de dois meses de dedicação,
aprendizado e trabalho em equipe e demonstração de criatividade e talento dos
jovens cineastas. Durante as oficinas, os participantes aprenderam exercícios
simples de criação da imagem em movimento. As decisões do que e como filmar
foram compartilhadas, desde a elaboração do roteiro e passando pela produção
das imagens, assim como a edição e finalização dos filmes. Foi um trabalho
colaborativo onde todos deram ideias, participaram e aprenderam. Todo esse
resultado só foi possível graças das instituições parceiras do Trakinagem, por
oportunizar aos jovens atendidos por elas, a vivência de novos aprendizados com
e através do audiovisual”, afirma o instrutor Cristiano Barbosa.
"É com grande satisfação e entusiasmo que o Instituto
Algar participa como patrocinador das exibições de curtas-metragens. Para nós,
o cinema não é apenas uma forma de entretenimento, é uma poderosa ferramenta de
comunicação e reflexão. Os curtas-metragens, em particular, têm a capacidade de
transmitir mensagens profundas e significativas em um curto espaço de tempo.
Acreditamos que o cinema é uma plataforma que pode criar empatia, desafiar
nossas percepções e inspirar a mudança. Ao apoiar a exibição de
curtas-metragens, estamos fomentando a criatividade, promovendo a diversidade
de vozes e incentivando a discussão sobre temas importantes", afirma Carolina Toffoli Rodrigues, gerente do
Instituto Algar.
Experiência dos alunos
A estudante do Instituto de Formação Vamos Crescer, Isabella
Calmim disse que o Trakinagem trouxe muito aprendizado. “Sempre gostei de
atuar. Esse projeto é muito divertido. Aprendi muita coisa”.
Quem também tirou proveito do projeto foi Geovane Guimarães
do Instituto de Formação Vamos Crescer. “Um ponto positivo foi aprender a ser
mais extrovertido. Eu não saio muito de casa, passo o dia mais jogando. E
melhorei muito, fiz amigos, sem contar que turma cooperou muito entre si. Foi
uma das melhores oportunidades da minha vida”, disse Geovane.
Já João Lucas Alves da Estação Vida aprendeu que filmar é ir
além de sair gravando. “Não é só pegar uma câmera e começar a filmar. Tem o que
há por detrás das câmeras para fazer acontecer e virar realidade. É muito
legal”, contou.
Laura Massueta da Estação Vida também gostou muito de ter
participado. “Aprendi a fazer animação foto a foto. Quando assistimos o que
produzimos é muito legal!”, afirmou Laura.
Ana Clara Martins, também aluna da Estação Vida, contou
sobre a experiência de ter feito a animação Stop Motion criando a Branca de
Neve. “Foi mui bom. Aprendi como fazer Stop Motion, como fotografa e
editar – fiz a Branca de Neve. Ela ficava em cima do carrossel e rodava, e as
crianças brincavam no parquinho”, explicou Ana Clara.
Animação Stop Motion
Nesse terceiro bimestre, os estudantes aprenderam a técnica
de animação Stop Motion, em que a filmagem é feita quadro a quadro. “Na
prática, experimentamos a construção da imagem em movimento, através da técnica
foto a foto, em que os jovens foram os roteiristas, personagens e fotógrafos,
assim como editores do filme. O Stop Motion possibilita muita interação e
criatividade, o processo é muito divertido e encanta pelas soluções simples e
mágicas que encontramos na hora de filmar”, explica Cristiano.
Por que Trakinagem?
Para Cristiano, o nome tem tudo a ver com a proposta do
projeto, que é explorar o potencial criativo de crianças e jovens,
possibilitando que experimentem com o uso da câmera outras formas de estar e se
relacionar no e com o mundo. Nesse ínterim também são dadas a eles condições de
expandir suas percepções sobre o cinema e a realidade sociocultural dos seus
cotidianos, tornando-os espectadores mais críticos diante da diversidade de
narrativas audiovisuais que lhe são oferecidas pela internet e pela televisão.
“A proposta do projeto é estimular "trakinagens" (travessuras) com a
luz, som, ângulo, enquadramentos, montagens e outros componentes da imagem
através da produção de vídeos de curta duração explorando as infinitas
possibilidades dos recursos audiovisuais. É uma verdadeira brincadeira que faz
com que se produza novas forma de ver e ouvir o mundo ao nosso redor”, conta o
instrutor.
Prática
O projeto, que está em sua 5ª edição, já passou no primeiro
semestre deste ano pela Creche Comunitária Associada de Uberlândia (CCAU) do
bairro Canaã e Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM) com gênero Ficção
e na Periferarte e no ABC do Glória com gênero Documentário. Para finalizar, de
outubro a dezembro, o trabalho acontecerá no Lar Espírita e ADVEM com o gênero
Experimental. Ao final de cada bimestre, os curtas desses alunos são exibidos
em uma sessão especial de cinema, onde os participantes podem conferir o
resultado final ao lado de familiares, amigos e colegas e também recebem
troféus de participação.
Até dezembro, a meta do Trakinagem é alcançar 160 alunos, em
oito oficinas, com carga horária de 24 horas/aula, cada, em sete diferentes
instituições da cidade. Serão produzidos durante as atividades, no mínimo dois
curtas-metragens em cada gênero cinematográfico trabalhado (Documentário,
Animação, Ficção e Experimental), resultando em no mínimo 16 filmes de curta
duração. Após a finalização dos encontros, será produzido um webnário com o
objetivo de avaliar as aprendizagens ocorridas e as potencialidades de
multiplicação da metodologia do projeto para mais jovens e educadores de Minas
Gerais e todo o Brasil.
Sobre o Instituto Algar
Há mais de duas décadas, o Instituto Algar se dedica a
contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos
esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do
esporte, da cultura e do voluntariado. Enxergar o potencial de cada criança,
adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa
trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto
Algar; conectando pessoas às oportunidades.
Sobre a produtora O Sopro do Tempo
Produtora de cinema e audiovisual criada em 2009 na cidade
de Uberlândia que conta com diversos filmes exibidos e premiados em diversos
festivais no Brasil e no exterior. Na sua filmografia consta 16 filmes de curta
metragem (13 ficção e 3 documentários), 06 filmes de longa metragem (1 ficção e
5 documentários) e 01 Série para TV com 10 episódios. É também realizadora das
mostras de cinema Contorno – Cinema Independente e da Borda, e do Trakinagem
Cinema e Educação, visando educação, formação de público e o fomento da cadeia
produtiva do cinema. Saiba mais em: www.osoprodotempo.com.
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